Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Conheça a AAFAT
Conheça a AAFAT

O bairro Tristeza vem se desenvolvendo e tem se tornado, ao longo dos anos, um polo comercial para a zona sul da cidade de Porto Alegre. Muitos moradores concordam que o prazer de morar no bairro se deve à ampla presença da natureza e ao acesso rápido a pontos de comércio. Unindo essas duas qualidades em um só lugar, a Feira de Artesanato da Tristeza (FAT) nasceu em 2011 com o intuito de oportunizar um espaço de venda e divulgação do trabalho dos artesãos do bairro. A presença da feira na Praça Comendador Souza Gomes foi muito bem recebida pela comunidade, que pode aproveitar os sábados prestigiando a sua cultura e a bela paisagem do lugar.

 

A partir da necessidade de realizar um trabalho mais amplo e se envolver mais social e coletivamente foi criada, em 2012, a Associação dos Artesãos da Feira da Tristeza (AAFAT), que representa o grupo juridicamente e, por esse motivo, tem força de ação para além da praça. Desde então a AAFAT luta em prol do artesão, buscando vias para tornar a venda de artesanato muito mais do que um comércio, mas uma prática engajada socialmente. Um exemplo dessa busca foi a conquista da certificação como ponto de Economia Solidária, o que reconhece o trabalho da feira como produção solidária que gera emprego e renda valorizando o ser humano.

 

Outra grande conquista que é fruto dessa luta é o espaço no Centro Cultural Zona Sul., onde a AAFAT dispõe uma segunda opção para os artesãos da feira associados atuarem e desempenharem seus trabalhos dentro do CCZS com uma loja para venda de artesanato e um ateliê para produção e oferta de cursos para a comunidade. Toda a decoração e mobília do espaço foi elaborada sob essa perspectiva, evidenciando o potencial criativo dos artesãos, que revitalizaram móveis e utensílios atribuindo identidade artesanal ao ambiente - venha conhecer!

 

A Associação tem participado de editais de incentivo e está presente online, em site próprio e no Facebook.

 

Por ser de caráter solidário, a associação conta com a colaboração de doadores. Aceita qualquer tipo de material de artesanato, livros e móveis.

 

Entre em contato para informações, compras, dúvidas e doações.

 

DIREÇÃO:

Presidente  -  Silvia Regina de Pauli
- - -
Vice Presidente - Vera Emilia Woff Monteiro
- - -
Tesoureira - Rinita Dartora Figueira
- - -
Secretária - Letícia Nicoleti Essinge
- - -
Diretora de Informação e Divulgação - Bárbara Montelli
- - -
Diretora de Eventos e Cultura - Letícia Nicoleti Essinger
- - -
Diretor de Meios e Recursos - José Francisco Toigo Leite
- - -
Conselheiras Fiscais:
Carlota dos Santos Peçanha, Dilene da Costa Costa Gonçalves, Sonia Elizabeth Boff